Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Curiosidades

Conheça o sistema de qualificação e os índices para os Jogos Olímpicos Rio 2016


Prazo para obtenção de marcas começou em 2015 e cada país poderá ter até três representantes por prova


A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) já divulgou os critérios de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. As provas de pista do atletismo serão realizadas no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, entre os dias 12 e 21 de agosto. A maratona será disputada na região do Sambódromo.

Nas provas individuais, serão convocados no máximo três atletas, e que tenham atendido aos seguintes requisitos: obtido índice no período entre 1º de maio de 2015 e 3 de julho de 2016; para as provas de 10.000 metros, marcha atlética 20 km, revezamentos e combinadas, o prazo é de 1º de janeiro de 2015 a 3 de julho de 2016; na maratona e marcha atlética 50 km, o período para obtenção de índice é 1º de janeiro de 2015 a 6 de maio de 2016. Na maratona, os 20 primeiros do Mundial de Pequim, disputado em agosto de 2015, estarão automaticamente classificados aos Jogos.


Caso haja empate, os critérios de desempate estabelecidos pela Confederação Brasileira (CBAt) são: se quatro ou mais atletas atenderem às condições de convocação, serão chamados o campeão do Troféu Brasil de 2016 e os dois primeiros do ranking brasileiro (ou posições subsequentes, se houver coincidência de critério).

Os atletas também poderão ser convocados por convite, assim como ocorreu para o Mundial de Pequim. Isso ocorrerá se o número de vagas determinadas para cada prova não for completado. Um ranking será divulgado pela IAAF em 12 de julho de 2016. Nas provas de 5.000 m, 10.000 m, marcha atlética e maratona não existe cota de atletas determinada pelo sistema de qualificação aos Jogos. Assim, os competidores dessas provas se classificam ao torneio olímpico exclusivamente por meio da obtenção de índices.


Veja os índices:

 



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff