Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Curiosidades

Entenda: Corridas de Revezamento


São provas de velocidade para equipes de quatro integrantes, 4 x 100 metros e 4 x 400 m, disputadas no feminino e no masculino. No 4 x 100 m, a equipe deve permanecer na mesma raia da largada até o fim da prova.

Agência Luz/BM&FBOVESPA
Passagem do bastão no revezamento

No 4 x 400 m, os corredores podem sair da raia após a passagem do primeiro bastão. Existe uma área determinada para a passagem do bastão. Se a passagem for feita fora dessa área, a equipe é desclassificada. Os revezamentos representam as únicas provas coletivas do atletismo.

 

História
A corrida de revezamento já era conhecida dos antigos gregos. Nas Panatenéias, festas realizadas em homenagem à deusa Atena, havia a Corrida das Tochas, disputada por cinco equipes, com 40 atletas cada. A chama não podia se apagar e a equipe vencedora era a que conseguisse acender a fogueira no Altar de Prometeu, no marco da chegada.
Com a invenção da escrita, os povos organizaram serviços de correspondência - as cartas eram levadas por corredores, que iam sendo substituídos ao longo do caminho. Longas distâncias eram cobertas dessa maneira.

 



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff