Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Curiosidades

Em ano de Mundiais, a corrida por índice já começou


Em 2013, atletas adultos e menores sonham com a disputa das principais competições de suas categorias


Divulgação/IAAF
Medalha de ouro que será entregue aos campeões no Mundial de Moscou

São Paulo - Os Campeonatos Mundiais - Adulto e de Menores - são as principais competições do atletismo em 2013. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) já divulgou os critérios de convocação para as duas competições e, para a maioria das provas, o prazo para a obtenção de índice começou a contar em 1º de janeiro.

Em 2013, o Mundial Adulto será em Moscou, Rússia, de 10 a 18 de agosto. Será convocado - até o máximo de três atletas por prova - o campeão sul-americano de 2013, desde que tenha obtido o índice B da IAAF e o índice estabelecido pela CBAt (no período de 1º de janeiro a 14 de julho), e o atleta que tenha obtido o índice da CBAt, que é equivalente à 12ª marca, na média, dos três últimos Mundiais de Adultos ou Jogos Olímpicos. Nas provas em que o índice da CBAt for inferior aos da IAAF (A ou B), prevalecerá este último.

Como pode haver empate entre dois ou mais atletas, também foram estabelecidos critérios de desempate - título sul-americano, título brasileiro e colocação no ranking brasileiro, sempre entre 1º de janeiro e 14 de julho. Caso algum atleta esteja contemplado nas duas últimas situações, será convocado o atleta subsequente do ranking brasileiro.

Para as provas de maratona e marcha atlética 50 km, o prazo para a conquista do índice começou em 1º de outubro de 2012 e segue até 5 de maio de 2013. Serão convocados os três primeiros colocados do ranking brasileiro nesse período.

Os revezamentos são um caso à parte e, além do índice, a colocação da equipe no ranking mundial também conta. A equipe classificada entre as cinco primeiras do mundo poderá competir com seis integrantes. No caso do 4x100 m, serão chamados os dois primeiros colocados no ranking brasileiro dos 100 m, os dois primeiros nos 200 m e os dois primeiros colocados no Troféu Brasil de 2013 na prova dos 100 m. Para o 4x400 m, os três primeiros do ranking brasileiro e os três primeiros do Troféu Brasil de 2013.

A partir da sexta colocação no ranking mundial, as equipes de revezamento terão direito a inscrever cinco integrantes no Mundial. Para o 4x100m, serão convocados os dois primeiros do ranking brasileiro dos 100 m e dos 200 m, mais o campeão do Troféu Brasil de 2013 nos 100 m. Para o 4x400 m, serão chamados os três primeiros do ranking brasileiros e os dois primeiros do Troféu Brasil de 2013.

 

O Mundial de Menores será disputado em Donetsk, na Ucrânia, de 10 a 14 de julho, e o prazo para a obtenção do índice estabelecido pela CBAt - equivalente à média da 12ª marca dos três últimos Mundiais - vai de 1º de janeiro a 23 de junho de 2013, quando também será fechado o ranking brasileiro válido para o Mundial.

Podem ser convocados até dois atletas por prova. Se em qualquer prova houver três ou mais atletas com índice, será chamado o vencedor do Campeonato Brasileiro de Menores Inter Seleções Estaduais e o primeiro colocado do ranking brasileiro de menores até 23 de junho de 2013.

Entre os Menores, o critério de composição da equipe de revezamento medley também é diferente. Serão chamados os vencedores das provas de 100 m, 200 m e 400 m do Campeonato Brasileiro de Menores Inter Seleções Estaduais de 2013, mais os primeiros colocados do ranking brasileiro de menores nas provas dos 200 m e 400 m.

Para o revezamento ser convocado, é preciso que pelo menos dois de seus integrantes tenham obtido o índice exigido em duas provas diferentes. Mas esse critério deixa de ser obrigatório se alguma equipe conseguir a marca de 1min54s55, no masculino, e 2min10s77, no feminino, tempos equivalentes à média do oitavo lugar dos três últimos Mundiais de Menores.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff