Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Curiosidades

Entenda as provas



O menino que corre atrás da bola pela rua está praticando atletismo, a garota que pula uma poça d''água depois da chuva está praticando atletismo, o jogador de basquete que salta e arremessa a bola para a cesta está praticando atletismo. O atletismo é democrático, está presente na vida de todas as pessoas, mesmo que não percebam. Não tem mistérios, é simples de entender: ganha quem corre mais rápido, pula mais alto, salta e lança mais longe.

 

Correr, saltar, andar, pular, lançar objetos são movimentos naturais do ser humano, reproduzidos pelo atletismo em uma série de provas cuja história, em muitos casos, se confunde com a de antigas civilizações. A primeira competição esportiva organizada de que se tem notícia data de 776 a.C., em Olímpia, na Grécia - a corrida, de cerca de 200 metros, era chamada de stadium.

 

No atletismo dos tempos modernos, as provas são disputadas em pista, campo e rua. A pista é o local das corridas, das provas com barreiras e obstáculos e dos revezamentos. Saltos horizontais e verticais, lançamentos e arremesso são reservados ao campo. Há, ainda, as provas combinadas, como o heptatlo e o decatlo, que ocorrem na pista e no campo. 

 

A maratona e a marcha atlética são disputadas na rua e, em competições como Olimpíadas e Mundiais, podem ter a chegada dentro do estádio, dando aos participantes a chance de receberem o aplauso do público em reconhecimento ao seu esforço.

 

O programa olímpico contempla 47 modalidades do atletismo, disputadas em pista, campo e rua. Para os homens, são 24 provas. As mulheres têm uma a menos, pois não disputam a marcha atlética de 50 km.

 



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff