Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Curiosidades

Entenda: Provas Combinadas


As provas combinadas, decatlo para os homens e heptatlo para as mulheres, premiam a resistência e a versatilidade do atleta, que deve ser capaz de praticar e manter-se regular em várias modalidades. As provas seguem uma ordem pré-determinada.

 

Decatlo

Agência Luz/BM&FBOVESPA
Anderson Venâncio: salto com vara no decatlo

No declato, são 100 m, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 400 m, as disputas do primeiro dia, e 110 m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500 m, as do segundo dia. Os atletas vão somando pontos a cada prova e o vencedor é o que apresentar a maior pontuação após os dois dias de disputas.

 

 

Heptatlo

Agência Luz/BM&FBOVESPA
Melry Nery no arremesso do peso do heptatlo

No heptatlo, as mulheres competem em sete provas: 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso e 200 m, no primeiro dia, salto em distância, lançamento do dardo e 800 m, no segundo.


 

História
O decatlo faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Estocolmo, em 1912. Na época, era disputado em três dias. O antecedente mais antigo do decatlo é o pentatlo, que começou a ser disputado nos Jogos Olímpicos da Era Antiga, em 708 d.C.
Os Jogos desapareceram, mas o esporte combinando várias provas, nunca deixou de ser disputado no continente europeu. Na preparação de seus guerreiros, os vikings davam extrema importância a uma prova que incluía corridas, luta e arremesso de lanças.
O decatlo, como é conhecido hoje, começou a se desenvolver nos Estados Unidos, trazido por imigrantes europeus. Em 1911, os suecos disputaram um torneio, em Gotemburgo, como um teste para incluir o decatlo na Olimpíada de Estocolmo, em 1912.
O heptatlo, nos Jogos Olímpicos desde Tóquio/64, ganhou a forma atual na Olimpíada de Los Angeles/84. A primeira prova oficial foi na Alemanha, em 1928, com apenas cinco provas: arremesso do peso, salto em distância, salto em altura, 100 m e lançamento do dardo.

 



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff