Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Curiosidades

Entenda: Provas de Rua (e de fundo)


Maratona

BM&FBOVESPA/Divulgação
Maratona

Disputada por homens e mulheres em percursos montados na rua, a maratona, com seus 42,195 km, é o maior teste de resistência do atletismo. Na chegada, o atleta entra no estádio e completa os últimos metros da prova na pista, sob os aplausos do público.

 

História
A ideia da maratona foi inspirada na lenda de Feidípides, um mensageiro que teria levado aos gregos a noticia da vitória sobre os persas na batalha de Maratona, no ano 490 a.C. - caiu morto depois de correr por cerca de 40 km entre Maratona e Atenas. A prova está presente nos Jogos desde a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, em Atenas. Na Olimpíada de Londres, em 1908, o Comitê Organizador estabeleceu a distância de 42 km e 195 m - os 195 metros foram adicionados para assegurar que a prova terminasse em frente do camarote real no Estádio Olímpico de Londres.

 

 

 

Marcha atlética

Agência Luz/BM&FBOVESPA
Marcha atlética

As provas de marcha atlética são disputadas em duas distâncias: 20 km e 50 km, esta última só no masculino. A principal regra desse tipo de corrida é manter sempre pelo menos uma parte de cada pé em contato com o chão ao mesmo tempo e a perna reta. Quem não cumprir a norma, pode ser advertido por um dos árbitros espalhados pelo percurso, sempre de olho nas passadas - com três advertências, o atleta é desclassificado.

 

História
A marcha é uma criação inglesa: são famosos os footmen, os soldados da infantaria, que cobriam a pé distâncias fantásticas nos séculos 17 e 18. Mas o norte-americano Edward Payson Wetson, que passou a maior parte da vida atravessando o continente americano marchando, é considerado o "pai" da marcha atlética.



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff