Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Curiosidades

Entenda: Velocidade


100 metros

Agência Luz/BM&FBOVESPA
Ana Cláudia Lemos Silva

Considerada a prova mais nobre do atletismo, seu vencedor - ou vencedora, já que é disputada por homens e mulheres - recebe o título de atleta mais rápido do mundo. É corrida em linha reta e, em média, um atleta dá 45 passadas para vencer a distância - uma pessoa normal precisaria de cerca de cem passadas.

História

Não existe um registro preciso de quando a prova começou a ser disputada, já que os ingleses, a quem se deve a renovação dos esportes atléticos, corriam as 100 jardas (91,40 m). Ainda assim, existe o registro do tempo de 11 segundos, atribuído ao inglês William McLaren, em 1867.

 

 

200 metros

Disputada por homens e mulheres, a largada dos 200 m é dada em uma das curvas e a chegada é em reta. Essa característica, que torna a segunda metade da prova mais rápida que a primeira, também exige uma combinação de técnicas, com corrida em curva e em reta.

História

Esta é, provavelmente, a prova mais antiga do atletismo. Há registros de que o stadiun, medida equivalente a 600 pés gregos, cerca de 193 m, foi disputado já na primeira Olimpíada de que se tem notícia, em 776 a.C.. O vencedor foi Korebos, de Elis.

 

 

400 metros

Agifpress/BM&FBOVESPA
Disputa dos 400 m

A prova dos 400 m é a mais longa das chamadas provas de velocidade. Nela, os atletas dão uma volta completa na pista e a linha de largada é escalonada, para compensar as curvas e garantir que todos percorram a mesma distância. Também é disputada por homens e mulheres.

História
Em termos de antiguidade, os 400 m são apenas um pouco mais recentes do que os 200 m. A prova, chama de diaulus (duplo stadiun) pelos gregos, começou a ser disputada na 14ª Olimpíada da Era Antiga, em 724 a.C., com percurso de cerca de 385 m.

 



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff