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Dicas

Nutrientes certos para um corpo em ordem


Os benefícios de uma alimentação correta vão muito além do que podemos ver em nossa aparência ou do que nos diz a balança. O bom funcionamento dos sistemas imunológico e hormonal e a energia que alimenta nossos músculos, por exemplo, estão intimamente ligados à qualidade e variedade dos nutrientes que ingerimos.

 

Carboidratos - simples ou complexos - são a principal forma de fornecer energia para os músculos. E, ainda, têm papel importante na preservação das proteínas e como ativadores metabólicos. São encontrados em cereais (arroz, trigo, milho, aveia), em tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha) e em açúcares (mel, doces, frutose).

 

As proteínas são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas imunológico e hormonal, além de terem função estrutural, na "construção" de tecidos, como por exemplo, os músculos. São encontradas em carnes, peixes, claras de ovos, leite,iogurte, queijos e leguminosas, como feijões, ervilhas, grão-de-bico e lentilha.

 

Vitaminas e minerais têm importante papel regulador no funcionamento do corpo, além de melhorarem o sistema imunológico. De forma geral, estão presentes em hortaliças, leguminosas e frutas - a ingestão desses alimentos também fornece fibras, que vão ajudar a regular o intestino e o colesterol.

 

As gorduras, no tipo e na quantidade certos, também são ótimas aliadas da saúde. Entre as boas gorduras estão o azeite de oliva, os óleos vegetais e a gordura encontrada nos peixes. São fonte de energia, mas, consumidas em excesso, causam alteração na composição corporal, influenciando o desempenho.



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