Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Centro de Treinamento

CT conta com moderno Departamento de Fisioterapia


Um corpo clínico com seis fisioterapeutas e dois massagistas, comandado por um ortopedista, se empenha no trabalho de prevenção de lesões e reabilitação de atletas, utilizando tecnologia de ponta


Agência Luz/BM&FBOVESPA
Integrantes da equipe médica na área de fisioterapia do CT de São Caetano

Não tem atleta do Clube BM&FBOVESPA que depois de competir, de fazer um treino mais puxado, deixe de dar uma passadinha na área da fisioterapia. Em meio a macas, baldes de gelo, aparelhos sofisticados, eles encontram os cuidados que vão mantê-los protegidos de lesões ou o atendimento necessário para que o processo de recuperação se dê da melhor forma possível e voltem a exercer a profissão sem problemas.

 

No retorno do Mundial Indoor de Istambul, medalha de ouro no peito, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, do salto em distância, fez questão de agradecer ao ortopedista Cristiano Laurino e aos fisioterapeutas do Clube, que o devolveram às pistas depois de cirurgia no joelho para corrigir rompimento do ligamento cruzado. "Na época, cheguei a pensar que não poderia mais saltar", disse Duda. "Tive toda a assistência dos fisioterapeutas, que chegavam a me conduzir pela mão na pista de atletismo porque eu, praticamente, tive de reaprender a andar. É por isso que eu sempre digo: ''''Ninguém faz nada sozinho''''."

 

Depois de competir no Troféu Brasil/2012, a velocista Ana Cláudia Lemos Silva, recordista sul-americana dos 100 m e dos 200 m, fez questão de ressaltar a importância do trabalho da fisioterapia para sua recuperação de uma fascite plantar. "Só tenho a agradecer."

 

A preocupação com a prevenção de lesões e o atendimento ao atleta estão presentes no Centro de Treinamento do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Com uma área de 200 m², o Departamento de Fisioterapia do novo CT foi planejado especialmente para atender às necessidades do atletismo e conta com o que há de mais moderno em termos de equipamentos, adquiridos por recomendação do corpo clínico, formado por seis fisioterapeutas e dois massoterapeutas e comandado pelo ortopedista Cristiano Laurino. Os aparelhos para eletro, termo e fototerapia, por exemplo, são da marca americana Chatanooga, líder mundial nessa tecnologia. "Pensamos no melhor sempre, pois trabalhamos com o melhor material humano do País", diz o fisioterapeuta Rodrigo Iglesias.

 

A equipe de fisioterapia se mantém sempre atualizada com que há de mais moderno no mundo da reabilitação. Cursos, congressos e a valiosa troca de informações e experiências com colegas em competições dentro e fora do Brasil fornecem importante subsídio para a evolução constante do trabalho. Em consequência, tudo o que é feito no setor tem embasamento científico e os atletas não se tornam cobaias de procedimentos experimentais. Um aspecto fundamental é o trabalho de prevenção de lesões, realizado de forma individual ou em grupos, subdivididos por provas.

 

O conhecimento ímpar sobre atletismo adquirido pelo grupo de profissionais torna o trabalho de reabilitação mais eficaz e direcionado. O tratamento é sempre individual e supervisionado por um profissional, o que evita que o atleta execute algum movimento errado durante os exercícios.

 

O Departamento de Fisioterapia também dispõe de uma área para tratamento funcional, onde o corpo clínico lapida a etapa final da reabilitação, trazendo o atleta para o que vai enfrentar na volta à atividade normal. Além do ortopedista Cristiano Laurino, compõem o corpo clínico do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA os fisioterapeutas Flávia de Souza Faria, Kamila Pinho Teixeira, Lidia Ferreira de Souza, Ricardo Alexandre de Andrade Junqueira, Rodrigo Solla Iglesias e Vítor Roselli Stefanini, mais os massoterapeutas Jacy Castilho da Silva, o Zico, e Washington Pereira da Costa.

 

O Departamento de Fisioterapia funciona no CT do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas. Aos sábados, o atendimento vai das 9 horas às 13 horas.



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff