Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Notícias

Thiago do Rosário André corre a milha na Diamond League de Eugene


Corredor da B3 Atletismo, que já tem índice para o Mundial de Londres nos 800 m, disputa neste sábado (27/5/2017), pela primeira vez, a mais tradicional distância do meio-fundo


Osvaldo F./Contrapé/B3 Atletismo


São Caetano do Sul - Thiago do Rosário André, da B3 Atletismo, disputa neste sábado (27/5/2015) a milha do Prefontaine Classic, etapa da Diamond League de Eugene, em Hayward Field, estádio da Universidade do Oregon (EUA). Thiago, que já tem índice para o Mundial de Londres nos 800 m, segue sua preparação na mais tradicional distância do meio-fundo que corre pela primeira vez.

A prova da milha (aproximadamente 1,609 km) não é olímpica, mas tem suas origens no século 19. Naquele momento, de popularização das corridas, tornou-se a distância mais importante a ser disputada. Sua relevância é tão grande que, mesmo com a adoção do sistema métrico para a distância oficial das provas do atletismo, no século 20, é a única prova do sistema imperial de medidas que tem seu recorde mundial reconhecido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). O recordista mundial, desde 1999, é o marroquino Hicham El Guerrouj, com 3min43s13.

A Diamond League de Eugene terá duas provas de milha. Thiago vai disputar a International Mile, às 18 horas (de Brasília) - a Bandsports transmite VT da competição a partir das 19 horas. "Todos os melhores fundistas do mundo estão aqui para correr essas duas milhas. A outra é a milha da Diamond League, que é a Bowerman Mile", explica o técnico de Thiago, Ricardo D''''Angelo. "Embora não seja uma distância olímpica, essa prova entrou na programação do Thiago como uma competição importante. A passagem que ele fizer pelos 1.500 m pode ser considerada como tempo oficial. Ele nunca correu a milha, mas estou com uma expectativa bastante positiva de que ele possa fazer abaixo dos 4 minutos."

Thiago chegou em Eugene vindo de Paipa, na Colômbia, cidade em que fez um treinamento de altitude por quase um mês. O fluminense de 21 anos disse ter feito ótimos treinos no camping e, por isso, espera um bom resultado neste sábado. "Estou muito confiante porque estou bem preparado. Quero conquistar uma ótima marca e vou dar o máximo possível. Sou privilegiado por estar em Eugene e quero dar o meu melhor para poder abrir as portas para outras ocasiões".

Hayward Field, um lugar de boas lembranças para Thiago

Correr na lendária pista da Universidade do Oregon, considerada um dos templos do atletismo mundial, não é novidade para Thiago André. Foi em Hayward Field que o meio-fundista despontou no cenário internacional das corridas de média distância, quando, em 2014, disputou o Mundial Juvenil de Eugene. Com 18 anos, Thiago conquistou dois quartos lugares, nos 800 m e nos 1.500 m, conquistando a torcida por encarar de igual para igual os fortes oponentes africanos.

"Esse lugar me traz ótimas lembranças e estou aqui, mais uma vez, em uma das competições mais importantes do mundo", lembra Thiago. "Estou hoje em uma das minhas melhores fases, como estava em 2014. Quero mostrar que aquele menino que veio aqui em 2014 evoluiu, não parou no tempo. Por isso, quero dar o meu melhor."

Thiago fez sua primeira temporada como adulto em 2015. No ano seguinte, disputou a Olimpíada do Rio nos 1.500 m. Em sua estreia em 2017, já conseguiu o índice para o Mundial de Londres nos 800 m - fez seu recorde pessoal na distância (1min45s65) ao vencer a Etapa Regional Estadual, em São Bernardo do Campo, em 11 de março. Na próxima semana, Thiago disputa novamente os 800 m no Nijmegen Global Athletics, na Holanda. Depois, retorna para competir o Troféu Brasil de Atletismo, na Arena Caixa, entre os dias 9 e 11 de junho.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA agora é B3 Atletismo. A mudança de nome da equipe é consequência do nascimento da B3 S.A., resultado da combinação de atividades entre BM&FBOVESPA e Cetip, efetivada em 30 de março de 2017.

A B3 Atletismo, comprometida com o desenvolvimento do Brasil pelo esporte, tem parceria com CAIXA, Prefeitura de São Caetano e Nike.



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff