Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Palavra de especialista

A sinovite articular


A dor no joelho pode representar uma simples condição irritativa ou um sério problema. O joelho inchou? Procure logo o médico


A articulação do joelho é envolta por um tecido chamado sinovial, capaz de produzir o líquido de lubrificação articular. Embora o tecido sinovial tenha uma importante participação na degradação da cartilagem articular, nas síndromes de sobrecarga, nas síndromes do pinçamento articular e nas lesões inflamatórias e infecciosas, é pouco mencionado nas avaliações articulares.

 

O volume normal do líquido sinovial, geralmente, não ultrapassa 3 ml na articulação do joelho. As propriedades do líquido sinovial são promover a nutrição da cartilagem, a proteção imunológica, a lubrificação da articulação e permitir um movimento com menor coeficiente de atrito. A lubrificação sinovial é de fundamental importância para a saúde da articulação.

 

O ácido hialurônico, produzido pela células do tecido sinovial (Tipo A), representa um gel deformável capaz de aumentar a viscosidade e proteger a cartilagem articular, além de conferir propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

 

A dor no joelho pode representar uma simples condição irritativa ou um sério problema. Uma das causas da dor na articulação do joelho é a condição conhecida como sinovite, caracterizada por um aumento na produção associada a alterações bioquímicas do líquido sinovial.

 

Os sintomas decorrentes da sinovite são dor, inchaço de pequenas a grandes proporções, aumento da temperatura, limitação de movimentos (extensão e flexão máximas limitadas), dificuldades para caminhar e correr. O inchaço pode aparecer após a realização de exercícios ou mesmo no repouso, dependendo da condição causadora da sinovite.

 

A sinovite articular pode ser causada por doenças crônicas (artrites reumáticas, osteoartrite, gota), lesões agudas traumáticas diretas (contusões, fraturas), indiretas (lesões de cartilagem, meniscais e ligamentares) e doenças distantes da articulação do joelho (anemia falciforme, infecções).

 

A maioria das sinovites articulares é benigna e reacional às lesões agudas ou problemas degenerativos da articulação, mas alguns tumores primários ou secundários podem provocar inchaço na articulação.

 

A avaliação do líquido sinovial compreende a análise macroscópica (cor, viscosidade, volume, transparência), microscópica (número e tipos de células, células necróticas) e a bioquímica (glicose, presença de cristais).

 

O diagnóstico das causas da sinovite pode ser realizado mediante análise indireta das imagens do joelho (radiografias simples, ressonância magnética, cintilografia). Alguns testes sanguíneos e a análise bioquímica e das células do líquido aspirado complementam o diagnóstico final.

 

O tratamento da sinovite articular dependerá de um diagnóstico correto. Logo, procure um médico se o seu joelho inchar.

 

Bons treinos!

 

Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino

Médico Ortopedista do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff