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BM&F Bovespa

Palavra de especialista

24/9/2012

Correr na esteira ou na rua?


Hoje, a corrida é praticada em diversos tipos de superfícies e ambientes, cada um com suas vantagens e desvantagens


Podemos citar algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de superfície.

 

Esteira

Vantagens:

− Ambiente geralmente mais seguro, dentro de salas controladas

− Temperatura e umidade controlados

− Controle mais preciso da velocidade, distância, inclinação e gasto calórico − Sem interferência dos fatores de risco do solo (irregularidades do terreno, obstáculos naturais e artificiais, superfícies escorregadias, buracos)

− Sem interferência das condições de iluminação do ambiente

− Sem interferência dos fatores climáticos (vento, chuva, calor, frio, umidade)

− Facilidade de identificação de erros técnicos

− Redução das forças de reação da esteira sobre as estruturas musculoesqueléticas, em razão dos mecanismos de amortecimento do equipamento

− Preferência nas etapas finais de reabilitação de lesões ortopédicas (caminhada, trote e corrida)

− Possibilidade de assistir à tv e vídeos enquanto corre

Desvantagens:

− A esteira se move sob os seus pés ao invés de você promover o deslocamento para frente

− Movimentos de corrida impulsionados por "saltos", com características diferentes da corrida na rua

− Exigência menor dos músculos isquiotibiais (posteriores da coxa)

− Mais monótona, com necessidade de atenção constante

− A perda de atenção pode provocar acidentes e quedas

− Descer da esteira em movimento pode provocar acidentes e quedas

− Ausência de curvas e mudanças de direção

− Impossibilidade de correr em declive

− Diminuição da propriocepção em razão da ausência de irregularidades do terreno

− Correr frequentemente na esteira desprepara parcialmente o corredor no asfalto por ausência de obstáculos naturais e artificiais, além das variações climáticas

− A aquisição de boas esteiras tem custo elevado

− A quebra do equipamento impossibilita a corrida até o seu reparo

− A utilização de esteiras dentro de academias exige pagamento de mensalidade

 

Rua

Vantagens:

− O treinamento é uma simulação real das condições encontradas nas competições

− As forças de reação do solo sobre as estruturas musculoesqueléticas são equivalentes a duas a três vezes o peso corporal, promovendo maior exigência física do corredor

− Exigência maior do corredor nas diversas condições do solo (irregularidades do terreno, obstáculos, superfícies escorregadias, buracos), promovendo maior desenvolvimento da propriocepção

− Exigência maior do corredor nas diversas condições ambientais (iluminação, umidade, temperatura, vento e pressão atmosférica)

− Possibilidade de correr em declive

− Permite variar rapidamente a velocidade

− Permite correr em grupo

− Possibilita grande sensação de bem-estar

Desvantagens:

− Risco maior de lesões acidentais (torsões do tornozelo)

− Risco maior de lesões por sobrecarga

− Risco maior de desenvolvimento de doenças em virtude da exposição às condições ambientais

− Falta de segurança

 

Estabeleça as suas próprias vantagens e desvantagens e vá correr! Bons treinos!

 

Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino

Médico Ortopedista do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA



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