Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Palavra de especialista

22/2/2013

O perigo do uso de suplementos alimentares


Um produto aparentemente inofensivo pode conter substâncias proibidas que, detectadas em testes antidoping cada vez mais sofisticados, põem em risco a carreira do atleta


Os suplementos alimentares representam grande fonte de substâncias proibidas no meio esportivo e resultados positivos em testes antidoping pelo uso desses produtos não são incomuns. Os meios de detecção direta e indireta de substâncias ou métodos proibidos têm se sofisticado nos últimos anos. Com essa evolução contínua, já é possível estocar e reavaliar amostras de sangue e urina por um período de até oito anos, o que significa que o atleta pode ser punido retroativamente, comprometendo todos os resultados obtidos a partir da coleta do material.

 

Cada vez mais atletas são punidos no mundo todo por meio de testes dentro e fora de competição, passaporte biológico e reavaliação de amostras de urina e sangue. É importante estar sempre atento. Confira aqui a relação de métodos e substâncias proibidos em vigor em 2013.

 

Um dos aspectos importantes do trabalho da comissão médica do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA é a orientação de técnicos e atletas quanto a produtos e medicamentos livres de substâncias proibidas, que podem ser utilizados sem pôr em risco a carreira esportiva.

 

Desconfie se o produto:

- Contém ingredientes fitoterápicos - Contém ingredientes que você não reconhece

- Contém ingredientes patenteados pela própria empresa

- Contém ingredientes que terminam com -ol, -diol,-stene ou ingredientes que contêm números

- A lista de ingredientes é muito longa - Intitula-se uma "prescrição alternativa de medicamentos"

- Intitula-se "seguro": "tem sido utilizada por centenas de anos", "produto milenar", "substância tradicional"

- Intitula-se como: "a mais nova descoberta científica", "fórmula secreta", "...seu dinheiro de volta..." - Intitula-se como capaz de tratar doenças como câncer, obesidade etc...

- Intitula-se como um suplemento que "constrói músculos", "ganha ou perde peso", "estimula a função sexual" e "suplementos energéticos"

- Contém ingredientes com descrição em línguas desconhecidas

 

Também é importante destacar que as empresas podem modificar as formulações dos seus produtos de forma rápida, de modo que um produto atualmente comercializado pode ter sua formulação modificada a partir do produto original.

 

Lembrem-se: o atleta é totalmente responsável por quaisquer substâncias encontradas em seu organismo.

 

Bons treinos!

 

Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino

Médico Ortopedista do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff