Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.

BM&F Bovespa

Palavra de especialista

11/4/2013

Testes de desempenho aeróbio relacionados a intensidades de corrida em treinamento e competição para fundistas de alto rendimento


Ricardo DAngelo, técnico-chefe do Clube, agora é doutor em Ciência do Desporto. A tese, defendida na Unicamp (SP), trata de testes de desempenho aeróbio relacionados a intensidades de corrida em treinamento e competição para fundistas de alto rendimento


RESUMO

 

O objetivo do presente estudo foi relacionar testes de desempenho aeróbio utilizados para estimar o limiar anaeróbio (LAn) com intensidades de corrida em treinamento e competição. Os testes aplicados foram velocidade crítica (Vcrit) e máxima fase estável de lactato (MFEL) e, a amostra do estudo, fundistas de alto rendimento. Estudos preliminares foram desenvolvidos para avaliar a confiabilidade e aplicabilidade da ferramenta utilizada na determinação de um parâmetro fisiológico de carga confiável (LAn). A metodologia utilizada foi descrita, apresentando as técnicas e procedimentos para coletar os dados, assim como a seleção da amostra e o tratamento estatístico.

 

O protocolo de teste de Vcrit para estimar o LAn, quando aplicado no modelo distância vs tempo e com tomada de tempo para 4 distâncias e 3 distâncias se mostrou eficaz e confiável, uma vez que não foram encontradas diferenças significativas nos valores dessas variáveis. A aplicação dos instrumentos de monitoramento de carga, percepção subjetiva de intensidade (PSI) e percepção subjetiva de cansaço (PSC) se mostraram eficazes na escolha dos métodos, meios de treinamento e vias metabólicas trabalhadas quando relacionados à dinâmica de carga do microciclo-tipo, entretanto, não foram suficientemente sensíveis para identificar diferenças na acurácia entre as equações de predição de MFELmc e MFELms.

 

Houve boa correlação entre as melhores marcas dos atletas na Meia Maratona vs Distância Limite e Meia Maratona vs Tempo Limite ( r= -0,8 e r= -0,6, respectivamente). As intensidades de corrida em competições oficiais de Meia Maratona, a Vcrit real e a MFELms mostraram importante relação na determinação de velocidades de treinamento e competições.

 

Os métodos e meios de treinamento de fundistas de alto rendimento foram identificados e caracterizados, concluindo que o treinamento organizado, contendo intensidades de corrida preditas através de parâmetros confiáveis, deve prevalecer na busca do melhor desempenho possível. Os resultados atléticos conhecidos até o presente momento indicam a relevância de estudos fundamentados em respostas fisiológicas diretas para aplicação de intensidades de corrida em fundistas de elevado rendimento.



Voltar à Home
Ir para o Topo
Copyright © 2010 Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Acesse e conheça o Instituto BM&FBOVESPA. Termos e Condições.
Content Stuff